O quadril é uma das articulações mais complexas do corpo humano. A causa da dor no quadril é multifatorial e tem como causas principalmente a artrose, a artrite em pacientes acima dos 60 anos. Hoje com a maior frequência e exigência dos atletas amadores, na prática de esportes, nós temos visto uma maior incidência da Síndrome de Impacto do Quadril.
Impacto Femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe contato anormal e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação de mobilidade e dor no quadril.
Por incrível que pareça, a Síndrome do Impacto no Quadril acomete muitos jovens que praticam atividade física, entre os 20 e 40 anos. No caso das pacientes mulheres, são acometidas um pouco mais tarde, após os 40 anos. Entretanto, é uma patologia que pode se apresentar em praticamente todas as faixas etárias.
A articulação do quadril é composta pela cabeça do osso fêmur, que encaixa na articulação do quadril (acetábulo). O IFA é quando a cabeça do femoral, o acetábulo, ou os dois, não se encaixam bem devido a uma alteração na forma.
Em sua grande maioria, os pacientes que apresentam a síndrome sentem uma dor que irradia para a região de dentro da coxa ou joelho, o que pode retardar o diagnóstico e pode ser confundida com lesões musculares. A dor pode piorar durante e depois da prática de atividade física.
O tratamento pode ser feito por medicamentos anti-inflamatórios, com sessões de fisioterapia para manutenção da mobilidade articular. Muito importante também é ter orientações profissionais na hora de praticar atividade física, isso irá prevenir essa e outras lesões. O paciente deverá ser avaliado periodicamente pelo ortopedista.
Inicialmente o tratamento é mais conservador, como descrito anteriormente, porém se não houver resposta positiva, podemos realizar uma cirurgia minimamente invasiva.
A artroscopia é uma cirurgia muito comum da ortopedia, especialmente em cirurgias de joelho. Ela consiste basicamente na introdução, através de duas ou três pequenas incisões na região do quadril, de uma microcâmera na articulação e instrumentos para realizar o procedimento.
Fontes: