A BMAC é o acrônimo de Bone Marrow Aspirate Concentrate, sendo um concentrado de medula óssea contendo células-tronco mesenquimais que são obtidas na extração via punção da própria medula óssea.
Processando o líquido extraído, conseguimos o concentrado, que contém uma quantidade altíssima de células regenerativas e com uma alta probabilidade de crescimento. O concentrado de células-tronco é aplicado diretamente na área lesionada, no espaço intra-articular. O procedimento visa reduzir a degeneração, auxilia na cicatrização e na formação de um tecido saudável.
Atualmente é um procedimento existente no Brasil, porém pela falta de disponibilidade de filtros, torna essa técnica menos utilizada.
Em teoria, temos o maior número de células regenerativas e fatores de cicatrização tecidual que otimizam os efeitos regenerativos dos tecidos lesionados.
O procedimento cirúrgico é considerado de baixíssimo risco, onde uma agulha é utilizada para coletar a médula óssea, normalmente no osso ilíaco da bacia. Sob total assepsia o profissional especialista trabalha para formar o concentrado e ativá-lo a partir da medula óssea extraída. Logo após, o produto é devolvido à equipe médica para ser utilizado no paciente.
O BMAC (Bone Marrow Aspirate Concentrate) é muito indicado para pacientes que sofrem com dores crônicas, passando por algum tipo de trauma nas regiões do quadril, ombros ou joelhos.