O menisco é uma fibrocartilagem presente nos joelhos e tem como finalidade reduzir o impacto entre o fêmur e a tíbia. O menisco também é responsável pela lubrificação que o joelho necessita para atividades como andar, correr, ou o simples movimento de dobrar a articulação. Outra função importante é a de estabilizador do joelho.
No joelho há dois meniscos: o lateral e o medial. O menisco lateral está localizado do lado externo no joelho e possui maior mobilidade, já o menisco medial está posicionado internamente e tem menor mobilidade, na maioria dos casos de lesão no menisco o lesionado é o menisco medial.
Existem dois tipos de lesões no menisco em relação a sua causa: traumática ou degenerativa. Como o próprio nome já diz, as lesões traumáticas estão relacionadas a atividades que geram impactos capazes de lesionar o menisco, um trauma. A segunda causa, são as lesões degenerativas, mais frequentemente encontradas em pacientes de uma maior idade, pois o menisco, como outras estruturas do joelho, acabam se desgastando.
O principal sintoma relatado pelos pacientes é a dor no joelho, porém ela pode vir acompanhada de um edema (inchaço) na região, devido ao excesso do líquido sinovial. Em alguns casos o paciente pode ter dificuldade na flexão do joelho, pois o menisco se desloca durante o movimento, travando a articulação.
O diagnóstico é feito pelo médico ortopedista, de preferência especialista em joelhos. Será realizado um exame físico detalhado e pode ser complementado por uma ressonância magnética. Com a ressonância magnética, conseguirá identificar o menisco lesionado (lateral ou medial) e outras lesões que podem ter ocorrido além do menisco, como, por exemplo, os ligamentos do joelho.
Como de costume, sempre buscamos o tratamento de maneira mais conservadora e menos invasiva com sessões de fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, e aplicação de gelo no local.
Em casos de lesões mais graves, pode ser realizada uma artroscopia no joelho. Nela, o médico ortopedista poderá suturar ou ressecar a região lesionada do menisco, dependendo do caso.
Dependendo do tratamento escolhido, a recuperação pode durar de um a seis meses. Neste período, pode ser necessário o uso de muletas para evitar forçar o joelho em recuperação.
Em casos cirúrgicos, após a cicatrização, o paciente irá realizar sessões de fisioterapia para restabelecer os movimentos do joelho.
A lesão no menisco em vários casos poderia ter sido prevenida segundo algumas dicas como: