• Moema e Guarulhos - SP

14 de junho de 2021

Lesões no Joelho: Quais as Mais Frequentes?

O joelho é uma articulação composta pelo fêmur, tíbia e patela. Todas essas estruturas estão em íntima relação com tendões, ligamentos, meniscos e cartilagem. Além disso, trata-se de uma articulação de carga e que sustenta boa parte do nosso peso corporal.

Sendo assim, é muito importante que tenhamos cuidados com prevenção de lesões no joelho para termos uma boa qualidade de vida, para prática de atividade física e que não apresente limitações no futuro.

Quais são as lesões mais comuns do joelho?

1 — Contusões: representadas por traumas diretos, como um contato no futebol, acidente de moto, entre outros.

2 — Lesões Ligamentares: rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), rompimento do ligamento cruzado posterior (LCP),  rompimento do ligamento colateral medial (LCM) e ligamento colateral lateral (LCL), entre outros.

3 — Luxação da Patela: quando o osso anterior do joelho desloca-se de sua posição habitual, seja por trauma ou por predisposição e alterações anatômicas

4 — Condromalácia: Doença que envolve a cartilagem do joelho, é muito mais frequentes em pacientes do sexo feminino.

5 — Artrose do Joelho: doença degenerativa que acomete principalmente pessoas mais idosas, mas que também pode ter relação com tipo e intensidade de atividade laboral, sequela de fraturas e/ou entorses.

6 — Lesões de Meniscos: o menisco é uma estrutura que fica no entre o fêmur e a tíbia e tem inúmeras funções, uma delas a absorção de impacto. Essa estrutura quando lesada pode provocar dor, bloqueio e instabilidade no joelho.

7- Tendinopatia: as mais comuns, tendinopatia patelar e quadricipital.

Concluímos assim que a articulação do joelho, uma das maiores do corpo humano, pode sofrer com diversos tipos de lesão e que é muito importante o cuidado e prevenção para se ter uma boa qualidade de vida e consiga ter uma maior longevidade. 

Medidas como controle de peso corporal, alongamentos e principalmente fortalecimento da musculatura ao redor do joelho é muito importante para a proteção dessa articulação e prevenção de lesões. 

Dúvidas? Agende uma consulta.