15 de julho de 2021
7 Dicas Para Evitar Lesões No Joelho
Pensando na prática de esportes, os joelhos são protagonistas em muitas modalidades, portanto cuidar bem deles é de suma importância para atingir uma longevidade nos esportes, seja ele profissional ou amador, e também para ter bom desempenho.
Claro que muitas lesões são inevitáveis, mas tomando alguns cuidados nós podemos evitar lesões graves como rupturas ligamentares, meniscais e até fraturas.
Ficam aqui então algumas dicas para preservá-los:
- Aquecimento adequado antes da prática esportiva: um bom aquecimento prepara seu corpo, músculos e articulações para os exercícios que vem a seguir. Então uma boa ativação é importante antes do início da atividade.
- Alongamentos: a melhora na flexibilidade ajuda que você tenha uma maior fluidez na execução de movimentos e isso diminui o risco de lesões não só nos joelhos mas também nas outras articulações.
- Manutenção do Peso Corporal: quanto maior seu peso, mais a articulação do joelho pode sofrer. A força que passa através do joelho em uma caminhada pode ser de 3–4 vezes maior que o peso corporal, ou seja, a cada 5 kg o joelho pode suportar até 20 kg. Em subida ou descida de escadas esse valor pode ser de 6–8 vezes maior.
- Fortalecimento: O foco no fortalecimento de musculatura dos glúteos, isquiotibiais e quadríceps, mas também muito importante a estabilização do tronco, pois isso melhora também o nosso equilíbrio.
- Repouso após atividade física: isso contribui com uma melhor recuperação do organismo e preparo para próxima atividade, causando menos inflamações.
- Equipamentos: O uso de equipamento adequado para a prática esportiva é fundamental para prevenção de lesões, um bom tênis, chuteira, roupas adequadas.
- Profissional Capacitado: a prática esportiva e principalmente os exercícios de prevenção, devem ser acompanhados de um profissional capacitado e saber o que está fazendo, evitando sobrecargas nos treinamentos e gesto esportivo inadequado.
Mesmo com essas dicas, as lesões podem ocorrer e caso seja seu caso, procure um especialista, não tente o auto tratamento inadvertido ou “conselhos” de amigos, isso pode agravar às vezes lesões simples e piorar o prognóstico.
Já está lesionado? Agende uma consulta comigo agora mesmo!